Área de Expositor

Oficina 4.0 por Create Business

uma janela para o futuro da reparação de veículos

 

A Create Business tem em marcha um passeio virtual pelas Oficinas do Futuro, onde a Internet das Coisas (IdC) irá revolucionar o fluxo de informação e a interacção entre as oficinas, os operadores e os clientes.

 

A “Oficina 4.0” é uma iniciativa conjunta da expoMECÂNICA e da Create Business para responder às profundas alterações que estão a redefinir o sector automóvel e a maneira como os carros interagem com o mundo exterior.

Nos últimos anos, os especialistas desta indústria têm-se desdobrado em iniciativas de reflexão e debate, com o intuito de aprofundar a evolução e as mudanças em perspectiva, particularmente as relativas ao futuro das oficinas.

Qual será o futuro do mercado da reparação e manutenção automóvel, em face dos avanços tecnológicos em marcha? Que tendências irão prevalecer e como é que a Internet das Coisas (IdC) irá afectar o negócio?

Porque muito relevante, o tópico está na ordem do dia de todo o sector. Sob os auspícios da Create Business, a “Oficina 4.0” providenciará respostas e apontará caminhos para as questões levantadas pelo tecido empresarial e profissional. O projeto pretende evidenciar como a IdC irá melhorar o fluxo de informação, bem como a interação entre as oficinas, os profissionais e os clientes.

O passeio virtual ilustrará, durante a expoMECÂNICA, as diferentes fases no processo de reparação: detecção da avaria do veículo, requisição de suporte através do sistema informático, estimativa de custos de reparação e de obtenção de peças, reparação do veículo e pagamento online.

É uma realidade cada vez mais presente: a conexão do veículo irá gravar e enviar a informação de condução em modo contínuo, bem como os dados do seu estado operacional.

Graças a uma inteligente e rigorosa leitura da informação, irá ser possível localizar - à distância e em tempo real - o “estado de saúde” das viaturas dos clientes, e, se necessário, recomendar aos donos a reparação do veículo mesmo antes de um componente falhar.

Os profissionais poderão marcar proactivamente reparações pequenas e grandes, reduzindo o tempo de inactividade do automóvel e aumentando o nível das suas especialidades. Em simultaneo, a informação recolhida pelos clientes e pelos profissionais irá assegurar benefícios a ambas as partes.

Os profissionais terão assim oportunidade de apre(e)nder sobre o futuro do sector da reparação automóvel antecipadamente, o que lhes permitirá prever as necessidades dos clientes e desta forma, tornar os desafios de hoje nas oportunidades de negócio de amanhã.

Estes tópicos serão todos abordados na “Oficina 4.0”, que permitirá aos visitantes da expoMECÂNICA o ensejo exclusivo de ver as últimas tecnologias em primeira mão e antever o futuro da indústria.

Dado que o espaço disponível é limitado, os visitantes poderão dar um passeio pela “Oficina 4.0” após a reserva, no stand F16 do Pavilhão 4 da EXPONOR – Feira Internacional do Porto.

AGENDE A SUA VISITA!

 

Oficina 4.0 por Create Business