«É uma fonte de inspiração para a inovação nas empresas»

Uma das forças motrizes do programa de atividades complementares do expoMECÂNICA continua a ser o Espaço de Demonstração “Demotec”. Este ano não é exceção, conhecendo inclusive reforços e novas aquisições. Estamos a falar da parceria com o CEPRA - Centro Profissional de Reparação Automóvel, que nesta 5.ª edição surge como patrocinador.

Passando a iniciativa a designar-se de Demotec by CEPRA, dá-se«um novo passo», refere António Caldeira, diretor do Cepra, na parceria com a Kikai Eventos, que se tem vindo a «consolidar» desde a primeira edição.

«Tendo o CEPRA responsabilidades a nível da formação profissional para o setor, é muito importante esta parceria com a Kikai, a organizadora do evento, já que nos possibilita um contacto direto com os profissionais, as empresas, os fornecedores de equipamentos. É ao mesmo tempo um espaço em que podemos formar, obter informação, e que nos impele e motiva a inovar», explica ainda António Caldeira sobre a importância da parceria com a Organização do maior evento do pós-venda nacional.

Este responsável pelo Centro Profissional de Reparação Automóvel realça, sobretudo, as vertentes profissionais e formativas da feira.

«O expoMECÂNICA é um certame diferente, com um enorme dinamismo, em que estão presentes expositores das mais variadas áreas de intervenção no aftermarket e, sendo uma feira profissional, permite numa só visita o contacto com muitas alternativas de equipamentos, tecnologias e novos processos. É uma fonte de inspiração para a inovação nas empresas, o que é por si só uma mais-valia para o setor».

Ao longo dos três dias do evento (20 a 22 de abril), o Demotec by CEPRA oferecerá gratuitamente aos profissionais e aos formandos dos segmentos de manutenção e reparação automóvel dezenas de horas/ações de formação, com diversos temas em agenda (consultar programa detalhado em www.expomecanica.pt). Um formato que António Caldeira acredita que, mais uma vez, será «bem acolhido», esperando «poder contribuir para que a formação profissional seja cada vez mais entendida como determinante para o sucesso das empresas».

Diretamente promovidos pelo Centro Profissional de Reparação Automóvel serão desenvolvidos três temas: baterias de veículos elétricos; diagnóstico de alternadores LIN e Motor Puretech - distribuição por correia em contacto com óleo. No final de cada apresentação do CEPRA, os participantes irão ter direito a um certificado de formação, oficialmente reconhecido.

De forma a facilitar a participação no Demotec, designadamente ao nível da inscrição e acesso, esta poderá ser feita antecipadamente no portal do CEPRA (www.cepra.pt), garantindo, diz ainda António Caldeira, «um lugar no dia e hora pretendidos, bem como entrada direta na feira (sem necessidade de fazer o chek-in pelo acesso de visitantes).