Área de Expositor

expoMECÂNICA amplia qualificação do setor com iniciativas de formação e emprego

A 4.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto servirá de palco ao debate sobre a atualidade e o futuro do setor. A feira apresenta-se, desta sexta-feira a domingo, na EXPONOR, com o espaço totalmente preenchido (12 mil metros de área expositiva, ocupada por 164 expositores). A Bosch Portugal marca presença e aproveitará o certame para divulgar uma brochura com vagas de emprego em áreas como a multimédia automóvel.E a ASAE fará no expoMECÂNICA o balanço da lei que regula a resolução extrajudicial de litígios de consumo.

A divulgação de uma brochura com vagas de emprego na Bosch Portugal ou o balanço da ASAE da Lei 144/2015 são apenas duas das iniciativas, entre várias, que imprimirão marcas distintivas e um redobrado interesse ao programa alargado de atividades (mais de 50 em agenda) do expoMECÂNICA - 4.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, a decorrer desta sexta-feira a domingo, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Matosinhos).

A Bosch Portugaltem vindo aacompanhar a evolução do certame e volta a ter um papel ativo na sua dinamização. Aproveitará a participação para difundir o seu serviço de reparação de peças eletrónicas para automóvel e divulgar, através de uma brochura, as suas vagas de emprego em áreas como a multimédia automóvel.

As iniciativas como a da Bosch Portugal são «importantes» para o Salão, pois, na perspetiva de José Manuel Costa, diretor da Kikai Eventos, «inovam no modo como as empresas se apresentam na feira, permitem adicionar à oferta formativa existente, no caso, a componente de emprego e atribuem ainda uma maior qualificação a esta edição». Em caso de interesse, as candidaturas aos postos de trabalho disponíveis deverão ser feitas em www.bosch-career.pt.

ASAE faz balanço da Lei 144/2015

O expoMECÂNICA tem-se tornando num importante palco de debate setorial. Por isso, são muitos os operadores do aftermaket e organismos que aproveitam o momento para comunicarem com o setor.

O Centro de Arbitragem do Setor Automóvel(CASA) é apenas uma das várias entidades que aproveitará o acontecimento para realizar workshops gratuitos (num total de quatro) sobre temas relevantes para o setor automóvel. Integrado num dos auditórios mais concorridos da feira (no expoTALKS by Tecwash), e numa das sessões sobre o regime legal da devolução de peças nas vendas a empresas e consumidores, caberá à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fazer o balanço da Lei 144/2015, que regula a resolução extrajudicial de litígios de consumo. Estas ações informativas decorrem sábado e domingo, das 17 às 18 horas, e das 12 às 13 horas, respetivamente.

ANECRA debate impacto das últimas inovações no setor

Também a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) usará este palco formativo para desenvolver duas ações sobre segurança e higiene no trabalho e ambiente. Ambas ocorrem sábado (das 11 às 12 horas) e domingo (das 15 à 16 horas).

Outra das associações que elege o evento para refletir sobre “Inovação e Tecnologia na Reparação Automóvel”, naquele que é já o seu tradicional encontro, é a ANECRA - Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel. O 13.º Encontro Nacional da Reparação Automóvel realiza-se sábado, pela manhã (das 9h45às 13 horas), no auditório da AEP - Associação Empresarial de Portugal.

Como a “Geração Y” vê o automóvel e se deve comunicar/vender a estes clientes; a revolução da Internet e dos smartphones no relacionamento com os consumidores; o papel das plataformas digitais na relação com as seguradoras, gestoras de frotas e particulares; as alterações que os veículos elétricos e híbridos estão – e vão – trazer ao modelo de negócio; as oportunidades e os desafios das viaturas comunicantes e autónomas – são alguns dos assuntos que a ANECRA traz na bagageira. A viagem será conduzida por vários especialistas nas matérias.

No mesmo local, à tarde (entre as 14h30 e as 19 horas), acontece uma das mais importantes conferências da feira, promovida pela revista especializada “Pós-venda”. “Como rentabilizar a sua oficina” é o tema da terceira edição, que sorteará no final licenças do call-center técnico da Mecatrónica Online e também da CAR HaynesPro Workshop Data.

Estúdio de televisão dinamiza Salão

Em modo non stop, e numa autêntica maratona de atividade formativa, o expoMECÂNICA acolhe o DEMOTEC by Schaeffler, que a cada  sessenta minutos  tem em andamento uma demonstração (das mais de 20 em cartaz), e o o ciclo de  palestras expoTALKS by TecWash/Pós-Venda, que inclui mais de 25palestras sobre variados assuntos.

A mostra desta ano  conta ainda com o inovador Plateau TV. Uma iniciativa do “Jornal da Oficinas”, em parceria com a Kikai, que montou um estúdio de televisão na galeria circular da EXPONOR, logo à entrada da feira (Pavilhão 6). O espaço está pronto a receber mais de 25 oradores, que partilharão as suas opiniões com o público presente. Até domingo, vai ser possível assistir, ao vivo, aos três debates em agenda, e a igual número de mesas-redondas, transmitidos em live streaming.

Feira bate novo recorde expositivo

As atenções estarão assim voltadas para o expoMECÂNICA, que conseguiu mobilizar para esta edição 164 operadores económicos do pós-venda automóvel nacional. A feira distribui-se este ano por 12 mil metros quadrados (Pavilhão 6 e galerias adjacentes) e cresce 8,23% em área expositiva líquida, face  a 2016.

 

A Organização espera receber até ao próximo domingo mais de 12 mil visitantes profissionais, num esforço de promoção que é partilhada por todos os intervenientes (tecido empresarial, associações e media partners).

Este ano, a mostra contou inclusive com a parceria de quatro associações galegas de oficinas de mecânica (Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra – ATRA; Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña – APTCOR; Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense-ATAVE e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo/APREVAR), esperando-se assim um incremento das visitas dos profissionais espanhóis à feira.

Com mais de meia centena de atividades em cartaz, distribuídas por demonstrações técnicas, debates, mesas-redondas, conferências, entre outras iniciativas de formação, qualificação e emprego, absolutamente preenchidas, sugere-se uma consulta mais detalhada ao programa da 4.ª edição em www.expomecanica.pt .

Síntese:

expoMECÂNICA 2017 – 4.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 7 a 9 de abril

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6 e galerias adjacentes

Horário: das 10 às 20 horas, no dia 7 (sexta-feira); das 10 às 22 horas, no dia 8 (sábado); e das 10 às 19 horas, no dia 9 (domingo)

Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização

Perfil do visitante:O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios:Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE) e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR).

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista Pós-Venda, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Jornal de Notícias, O Jogo, TSF, Antena Minho, Correio do Minho, i9 Magazine, IPCM Ibérica.