expomecânica

EXPOMECÂNICA 2021 prova resiliência do setor: mais de 200 expositores, 50 estrangeiros e nove países representados

O expoMECÂNICA – 7.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto marcará o regresso das feiras setoriais do aftermarket automóvel em Portugal. A expressiva adesão do tecido empresarial à maior feira nacional dedicada ao pós-venda espelha a vitalidade do setor. Dos 212 expositores já confirmados, cerca de 50 são estrangeiros, de oito países.

O setor do pós-venda nacional dá sinais de retoma e quer um (re)encontro. A forte presença dos operadores da manutenção, reparação e pós-venda automóvel no 7.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, a acontecer de 15 a 17 de outubro, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, transmite uma mensagem clara de «resiliência e vitalidade do setor», refere José Manuel Costa, diretor da Kikai Eventos, o organizador de mais uma edição do certame.

O aftermarket automóvel foi uma das atividades que se manteve sempre ativa e resiliente, assegurando que as cadeias de fornecimento não fossem interrompidas, de forma a garantir a mobilidade e a segurança das viaturas de todos os portugueses, incluindo, e sobretudo, aqueles que se encontravam na linha da frente, em matéria de saúde.

Com as metas organizacionais muito perto de atingirem os números da última edição, o expoMECÂNICA 2021 será «um lugar seguro para visitar e fazer negócios», garante a Kikai Eventos, que tem um plano de contingência detalhado e aprovado pela Direção Geral da Saúde (consulte em www.expomecanica.pt Informações COVID-19).

A feira assegurou até ao momento a participação de 212 expositores – distribuídos por três pavilhões da EXPONOR, ocupando 16 mil metros quadrados, quase a totalidade da área expositiva disponível. E ainda faltam quatro semanas para abrir portas…

A Organização está confiante de que o evento chegará à dimensão do ano anterior e poderá ainda incrementar o número de participações (até aos 225 expositores). Para tal, muito está a contribuir a presença estrangeira. São 50 expositores internacionais, de oito países, maioritariamente oriundos da Espanha (34), Itália (9), Turquia (2), seguidos de uma representação da França, da Alemanha, da Bélgica, do Reino Unido e do Luxemburgo.

 

Uma das primeiras feiras profissionais em Portugal e Europa

(ainda) em pandemia

A presença de operadores internacionais no expoMECÂNICA 2021, salienta José Manuel Costa, «só por si, já é revelador de que estamos perante um setor de atividade importante, que sabe estar a altura dos grandes desafios. Fica, mais uma vez, bem vincado que o expoMECÂNICA é uma referência no aftermaket em Portugal».

A 7.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto assinalará o regresso certames setoriais do pós-venda em Portugal.  Será umas das primeiras feiras a realizar em território nacional e na Europa. A Organização mantém-se alinhada com o setor e acredita numa melhoria no mercado, fruto do processo em curso de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19).

«Apesar de um longo período de incertezas, continuamos sempre a trabalhar na sétima edição da feira.  Queremos apresentar mais e o melhor para os nossos expositores, devolvendo a confiança que sempre depositaram em nós. Queremos ser inspiração para o setor de eventos poder regressar, em segurança, à normalidade», refere Sónia Rodrigues, a diretora comercial do expoMECÂNICA.

Eina Training é uma das novidades

A praticamente um mês da inauguração (15 a 17 de outubro), a Organização prepara com os principais intervenientes do mercado uma certame mais qualificado, com uma forte aposta na formação, no debate e na componente digital.

Nas áreas da formação e do debate, a feira vai continuar a oferecer aos visitantes as suas mais emblemáticas iniciativas (o DEMOTEC by CEPRA, o ciclo de palestras do Expotalks e o Plateau TV), mas há novidades.

O novo programa Eina Training, com a assinatura da Eina, transportará para dentro da feira mais um aliado tecnológico para os profissionais do aftermarket.

Este modelo de formação técnica no local trará cenários da vida real, diagnósticos e reparações, para que o profissional reparador possa lidar com o seu dia-a-dia com mais sucesso, ajudando a cimentar o seu futuro na indústria.

Serão realizadas mini-formações com uma duração de cerca de 30 minutos, numa viatura preparada para o efeito, na qual serão provocadas avarias para simular práticas e expor a matéria a tratar. Será seguramente um espaço concorrido da feira, que oferecerá a cada sessenta minutos uma formação ou demonstração.

Ainda de referir que a Exposição de Miniaturas e Clássicos, que voltará, pela terceira vez consecutiva, a marcar presença.

Consulte em www.expomecanica.pt todo o cartaz de atividades do 7.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto.