Melhor Mecatrónico 2023 ao vivo na feira

Quando abrir as portas, em abril próximo, o expoMECÂNICA 2023 – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto será o maior de sempre. A engrandecer ainda mais este acontecimento estará a realização na feira da grande final da competição “O Melhor Mecatrónico 2023” by Jornal das Oficinas, em parceria com a ATEC e apoio do expoMECÂNICA.

Esta competição vai disputar-se na feira ao longo dos seus três dias, de 14 a 16 de abril. O objetivo é «credibilizar e valorizar a profissão mecatrónico automóvel e dar a conhecer ao vivo o trabalho especializado e de grande valor executado por estes profissionais», refere Mário Carmo, do Jornal das Oficinas (JO). A profissão Mecatrónico Automóvel é cada vez mais importante na atividade da reparação automóvel e as oficinas têm de integrar nos seus quadros mecatrónicos bem formados e competentes, para poderem responder às exigências atuais e futuras dos automóveis.

Formação é imprescindível e vital

O ritmo a que o automóvel moderno se está a desenvolver para incluir novas funções baseadas em novas tecnologias tem aumentado de forma exponencial, pelo que os desafios para o aftermarket são enormes.

«Existem dois elementos cruciais que estão a mudar com os automóveis de hoje e de amanhã. Em primeiro lugar, estão a transformar-se em sistemas eletrónicos mais sofisticados e interativos, que exigem elevados níveis de software. Em segundo lugar, os veículos estão cada vez mais ligados através de sistemas telemáticos, de modo que o automóvel está a tornar-se parte da IoT “Internet das coisas”. Também a arquitetura E/E (Elétrica/Eletrónica) no veículo é cada vez mais complicada e interativa, como é mais vulnerável a processos de reparação incorretos», explica Mário Carmo.

Para assegurar que este risco é minimizado, «a formação é um requisito obrigatório em qualquer oficina de reparação. Sem formação, os profissionais não acompanham o desenvolvimento das novas tecnologias e ficam sem hipóteses de responder às necessidades dos clientes. As entidades responsáveis pela formação dos jovens mecânicos e gestores oficinais têm, pois, uma responsabilidade acrescida. O futuro do pós-venda depende dos conhecimentos que a nova geração conseguir alcançar nestes próximos anos, de grandes mudanças e transformações», acrescenta o responsável do JO.

 

 

 

 

 

Feira é a mais completa montra de tecnologia do aftermarket

 

O Jornal das Oficinas faz parte da história de sucesso do expoMECÂNICA. Na perspetiva deste parceiro da imprensa especializada, o Salão conquistou, por mérito próprio, um lugar de destaque no panorama dos eventos aftermarket em Portugal.

 

«É a feira de referência do setor e o lugar certo para os profissionais reunirem, conhecerem as novidades e fazerem networking, tão necessário nos dias de hoje.  É a mais completa montra de tecnologia e novos modelos de negócio para o aftermarket a nível nacional.  Assim, e durante três dias, os profissionais do setor vão poder visitar cerca de 300 expositores, com muitas novidades para os setores da distribuição e reparação automóvel».

 

Este ano, com a ocupação plena de quatro pavilhões, não vão faltar motivos de interesse. «É, sem dúvida, uma oportunidade única para conhecerem os desafios que a digitalização e as novas motorizações colocam ao mercado pós-venda automóvel. Isto porque as oficinas têm de se adaptar a um ritmo rápido e a reagir com a mesma rapidez e agilidade», conclui Mário Carmo.